Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

5 - OVÁRIO


O câncer de ovário encontra-se entre as 5  principais neoplasias femininas em países desenvolvidos. A incidência e a mortalidade têm declinado nas últimas décadas, graças à introdução dos contraceptivos orais. Uso de talco cosmético e alguns aspectos da dieta (gorduras saturadas, carboidratos refinados etc) foram associados a um risco aumentando em alguns estudos.
A associação entre consumo de álcool e câncer de ovário é controversa. Vários autores não evidenciam qualquer correlação.
Na pesquisa de Peterson, o consumo regular de cerveja (>1 dose/dia) entre os 20 a 30 anos de idade aumentou o risco de neoplasia invasiva de ovário em 55%. Consumo de destilados ou vinho não apresentaram tal aumento. Já no trabalho de Chang, o consumo de pelo menos 1 taça de vinho por dia aumentando o risco de câncer em 57%. Por outro lado, no estudo de Webb, o consumo de vinho (>1 taça/dia) reduziu o risco de neoplasia em 44%. Cerveja e destilados não apresentaram resultados significativos. Na série de Goodman, consumo de vinho tinto reduziu o risco de neoplastia em 39%. Esses resultados foram influenciados pelo tipo de tumor e seu grau de invasividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário