Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

3 - PRÓSTATA

O câncer de próstata é o tumor mais freqüente em homens na maioria dos países ocidentais (excetuando os tumores de pele). Segundo estimativas, em 2002, 189.000  novos casos foram diagnosticados nos EUA, com cerca de 30.200 mortes. Apesar da alta morbidade, a etiologia dessa neoplasia permanace indetermidada. Idade avançada, raça e história familiar de câncer de próstata são os únicos fatores de risco estabelecidos.
A associação entre álcool e câncer de próstata é bastante controversa. Alguns autores não encontraram qualquer diferença no risco de neoplasia em função do consumo de álcool (vinho, cerveja ou destilados).
Sesso, acompanharam 7612 ex-alunos da Universidade de Harvard e observaram que o consumo de VINHO não teve esteve associado ao risco de câncer de próstata. Entretanto, o consumo de destilados aumentou em 61 a 67% esse risco. Velicer e colaboradores concluíram que o vinho tinto, a cerveja e os destilados não estavam associados ao câncer de próstata.  Curiosamente, o consumo de vinho branco aumentou o risco em 27%, fato sem explicação definitiva.
Schoonen, observam que o consumo de vinho de tinto pode reduzir o risco de câncer, sendo que cada taça adicional de vinho consumida por semana reduz o risco em 6%. Na pesquisa de Sutclife,  os beneficios do vinho só foram observados em homem com idade inferior a 65 anos e com consumo inferor a 4 taças por semana.
O revesratrol também apresenta poder quimiopreventivo em culturas de células de neoplasia de próstata, exibindo ação antiproliferativa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário