Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tango, Malbec e muito mais!!!

Ninguém sabe ao certo quando as primeiras vinhas ch...egaram à Argentina. Alguns acreditam que tinham sido trazidas pelos espanhóis em 1541. Outros acham que tenham chegado do Peru, em expedições que cruzaram os Andes em 1542 e 1550. Uma quarta hipótese diz que vieram do Chile em 1556. Independemente de incertezas históricas, o que sabemos e podemos comprovar, hoje, é que as vinhas adaptaram-se muito bem aos diversos terroirs argentinos.
A Argentina possui, atualmente mais de 218 mil hectares plantados de vinhas, distribuídos em diversas regiões, sendo que as sete principais são: Salta, Catamarca, La Rioja, San Juan, Mendoza, Neuquén e Rio Negro. Distribuídas entre os paralelos 25 (Vale de Cafayate) e 40 Sul (Patagônia), essas regiões estão localizadas, principalmente, ao longo da Cordilheira dos Andes,, em terrenos quase desérticos, que só permitem o cultivo da uva graças à irrigação (água proviniente do degelo andino). Na opinião de diversos especialistas (argentinos e internacionais), a situação atual da vitivinicultura. A Argentina é exuberante. As melhorias ocorridas nos vinhedos e nas diversas bodegas nos últimos 20 anos colocaram o vinho argentino em alta nos diversos mercados mundiais.
O otimismoparece mesmo predominar entre os vitivinicultores. Milhões de dólares são investidos, anualmente, na ampliação de maquinário moderno e aprimoramento de técnicas. Esse esforço se reflete no significativo aumento das exportações nos últimos anos e no interesse pelo enoturismo nas diferentes regiões do país.
Aproveitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário