Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

sexta-feira, 1 de abril de 2011

M E N D O Z A

A APOSTA NA QUALIDADE E DIVERSIFICAÇÃO

Coração vitivícola Argentino,... Mendoza mostra que os produtores argentinos não querem viver apenas à sombra do sucesso da M A L B E C

Mendoza, na Argentina, é tida como a segunda região do mundo com incidências de chuvas de granizo. A primeira é Johannesburg, na África do Sul. Mas, ao contrário desta, que dista mais de mil quilômetros do principal centro vinícola do país, Mendoza, cidade e capital da região de mesmo nome, é o próprio coração vinícola argentino. É de suas aproximadamente 1300 vinicolas, de todos os tamanhos, e 150.000 hectares de vinhedos que saem 70% do vinho produzido no país – e em torno de 90% do que hoje é exportado para países de todo o mundo. A melhor forma de enfrentar a ameaça do granizo é usar telas de proteção. Mas, além do custo a mais, descobriu-se, a partir de estudos realizados nos últimos anos, que a instalação desses telas traz outro é inconveniente: ao funcionar também como uma espécie de filtro solar, elas alteram, especialmente, a concentração de polifenóis e antocianos das uvas, responsáveis pela estrutura tânica e intensidade de cor nas variedades tintas. O estudo foi além e constatou que essa influência varia dependendo da cor da tela usada. As de cor branca, por exemplo, retém apenas cerca 10% da luz solar, ao passo que as pretas chegam a filtrar mais de 40%.
Desse estudo, realizado pela Vinícola Domínio Del Plata, sob a liderança de Pedro Marchevsky, sócio responsável pela área de viticultura, resultou a decisão de usar telas de cor branca para proteger os vinhedos de cabernet sauvignon e as pretas para os de malbec. A maturação da primeira, uma variedade tardia, é pouco afetada peã tela, mas permite evitar, por exemplo, o risco de colher uvas sobremaduras, que produzirão um vinho com excesso de concentração a álcool, mas menos elegante; no caso da segunda, o tempo para colheita é prolongado por até dez dias, o que aumenta a possibilidade de colher no seu ponto ideal de maturação e concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário