Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A bebida da ELEGÂNCIA!!
O vinho provoca reações orgânicas que podem ser benéficas para evitar o ganho de peso corpóreo.
Vinho é a bebida da elegância. Não só porque é a bebida geralmente servida em ocasiões especiais e que tenham algum glamour, mas também porque vários estudos encontram efeitos favoráveis ao emagrecimento.
Há várias décadas, cientistas acompanham toda a população da cidade de Copenhagen, na Dinamarca, com fins de entender melhor as doenças do coração, os seus fatores de risco, e sua fisiopatologia e as suas consequências. É um estudo observacional conhecido como estudo do Coração da Cidade de Copenhagen. Entre tantos dados, os pesquisadores colhem e analisam a circunferência abdominal. Isso porque se sabe que ela, quando é maior que 102 cm em homens e que 88 cm em mulheres, tem uma relação direta com doença e mortalidade cardiovascular, O Dr. Vadstrup entre outros colegas resolveram analisar em separado as pessoas que participantes deste estudo que tinham o hábito de tomar bebidas alcoólicas. Eles analisaram dados de um período  de 10 anos de 2913 homens e 3970 mulheres, com idades entre 20 a 83 anos. Os cientistas constataram que, tanto homens como mulheres, que bebiam regularmente cerveja e destilados aumentaram a circunferência abdominal neste período, enquanto os que bebiam vinho diminuíam essa medida. Esta não era uma pesquisa de visava avaliar os efeitos do vinho. Mas o seu achado surpreendente chamou atenção de todos. Surgiu então uma série de pesquisas para explicar este intrigante fato.
Atualmente existem vários estudos que mostram mecanismos responsáveis pelas ações favoráveis do vinho ao emagrecimento.
Hoje se sabe que a catequina (polifenol abundante nos vinhos) diminui a absorção de gorduras pelo organismo, conforme mostrou o Dr. Bravo em publicação em 1994. Isso é ótimo quando se quer emagrecer. O Dr. Gin e o Dr. Christansen, numa publicação de 1992, mostravam que o vinho aumenta a sensibilidade da célula à ação da insulina. A insulina é o hormônio produzido no pâncreas cuja principal função é levar o açúcar para dentro da célula para que possa ser transformado em energia. É isso que move todo o nosso complexo mecanismo biológico. Este efeito favorece a queima dos carboidratos dificultando o seu acúmulo, o que é extremamente favorável ao emagrecimento.
Numa publicação mais recente (2002), o Dr. Bhathena e o Dr. Velasquez mostram o mesmo que o Drs. Gin e Christansen de maneira mais clara e também que o vinho diminui a quantidade de Insulina circulante na corrente sanguínea. É bem sabido que a Insulina em grande quantidade no sangue desencadeia uma série de reações metabólicas que culminam sempre com o ganho de peso. Está ai mais um mecanismo pelo qual o néctar dos deuses favorece ao adelgaçamento.
O Dr. Yoshikawa numa publicação em 2002, conseguiram demonstrar que o vinho promove lipólise, queima de gorduras. Outra dádiva, para quem quer perder peso
Estudos realizados em 2005, pelo Dr.Arif, expressa o resultado dos múltiplos efeitos do vinho favoráveis ao emagrecimento. Demonstra eles, que as pessoas que bebem 1 a 2 taças de vinho diariamente têm 27% menos obesidade.
Não é por nada que o vinho faz parte do cardápio de várias clínicas de emagrecimento.
Associado a tudo isso está o fato de que as pessoas que bebem vinho regularmente comem melhor.
Tudo que se sabe, nos permite afirmar que o vinho seco bebido com moderação não engorda e é a bebida mais favorável quando se quer emagrecer. O vinho é verdadeiramente a bebida da elegância.
EnoAbraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário